IEAR/UFF
– Curso de Pedagogia
Programa
da Disciplina: Política da Educação
Professor:
Marcos Marques de Oliveira
2º Período de pedagogia /
SEGUNDA-FEIRA (14h às 18h)
OBJETIVOS:
Compreensão das relações entre Estado e a Política
Educacional a partir da confrontação de diferentes concepções teóricas. Interpretação
da política educacional, no conjunto das políticas sociais, como resultante de
articulações em que se cruzam demandas internas e demandas exógenas,
articuladas nacional e internacionalmente.
EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
1. Estado e sociedade no
desenvolvimento do capitalismo: os liberais e marxistas na construção do
pensamento político, na conformação do Estado-Nação e suas conexões com a
Educação.
CARVALHO,
José Murilo de. Fundamentos da política e da sociedade brasileiras. (pp.
19-34). In: AVELAR, Lúcia; CINTRA, Antonio Octávio. Sistema político brasileiro: uma introdução. RJ: Konrad-Adenauer-Stiftung;
SP: Editora Unesp, 2007.
2. Políticas
sociais no Brasil: da modernização passiva (1930-1989) ao neoliberalismo
(1990-2002).
FONTES, Virgínia. Sociedade
Civil no Brasil Contemporâneo: lutas sociais e luta teórica na década de 1980.
(pp. 95-114). In: NEVES, Lúcia; PRONKO, Marcela; SANTOS, Marco Antônio. Debates e Síntese do Seminário Fundamentos
da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo. RJ: ESPJV, 2007.
COUTINHO, Carlos Nelson. O
estado brasileiro: gênese, crise, alternativas. (pp. 115-129). In: NEVES,
Lúcia; PRONKO, Marcela; SANTOS, Marco Antônio. Debates e Síntese do Seminário Fundamentos da Educação Escolar do
Brasil Contemporâneo. RJ: ESPJV, 2007.
3. A constituição do
sistema educacional brasileiro: entre o público e o privado.
OLIVEIRA,
Marcos Marques de. Os empresários de educação básica e a nova divisão de
trabalho da educação nacional. In: NEVES, Lúcia (Org.). O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no
Brasil dos anos 1990. SP: Xamã, 2002, v. , p. 235-255.
4. A educação em tempos de
globalização: cidadania, voluntariado e exclusão social.
BRASIL.
O Plano de Desenvolvimento de Educação:
razões, princípios e programas. DF, 2007.
BUARQUE,
Cristovam. A revolução republicana na
educação: ensino de qualidade para todos. SP: Moderna, 2011.
FARIA,
Lia; SOUZA, Donaldo. Reforma do Estado, Descentralização e Municipalização do
Ensino no Brasil: A Gestão Política dos Sistemas Públicos de Ensino Pós-LDB
9.394/96. Ensaio: aval. pol. públ. Educ.,
Rio de Janeiro, v.12, n.45, p. 925-944, out./dez. 2004.
FRIGOTTO,
Gaudêncio. Fundamentos Científicos e Técnicos da Relação Trabalho e Educação no
Brasil de Hoje. (pp. 131-135) / SEVERINO, Antonio Joaquim. Fundamentos Ético-Políticos
da Educação no Brasil de Hoje (pp. 137-139) / Debate (pp. 140-158). In: NEVES,
Lúcia; PRONKO, Marcela; SANTOS, Marco Antônio. Debates e Síntese do Seminário Fundamentos da Educação Escolar do
Brasil Contemporâneo. RJ: ESPJV, 2007.
GOHN,
Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, maio-ago. 2011.
OLIVEIRA,
Marcos Marques. Terceiro setor, voluntariado e educação: os caminhos
giddenianos para a privatização do público. In: Artemis Torres; Giovanni
Semeraro; Luiz Augusto Passos. (Org.). Educação,
fronteira política. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2006, v. , p. 37-48.
filmografia:
Memórias do cárcere.
Brasil, 1984. 197 min. Direção: Nelson Pereira dos Santos.
Os anos JK: uma trajetória
política. Brasil, 1980. 120 min. Direção: Silvio Tendler.
Jango.
Brasil, 1984. 120 min. Direção Silvio Tendler.
Quanto vale ou é por quilo.
Brasil, 2005. 108 min. Direção: Sérgio Bianchi.
Encontro com Milton Santos.
Brasil, 2006. 81 min. Direção: Silvio Tendler.
avaliação:
–
Prova Individual (Peso 5) + Seminários em Grupo (Peso 5).
–
Verificação Suplementar (VS), para médias entre 4,0 e 5,9.
–
Frequência mínima: 75%.
Blog: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com / E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br
FACEBOOK: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/
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